domingo, 11 de dezembro de 2016

Projeto de pesquisadores do GO META é contemplado no edital de demanda espontânea da FAP-DF - Condomínios de Armazéns Rurais

É com grande satisfação que divulgamos que o projeto intitulado: CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVAS DE CONDOMÍNIOS DE ARMAZÉNS RURAIS PARA O DISTRITO FEDERAL E ENTORNO E ESTADO DE GOIÁS: UM ESTUDO MULTICASO, de pesquisadores do GO META foi contemplado no edital 03/2016 de Demanda Espontânea da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).

O projeto coordenado pela Profa. Dra. Patricia Guarnieri é uma expansão da pesquisa desenvolvida pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília, Amanda Cristina Gaban, sob orientação da profa. Patricia. O projeto conta com a participação dos pesquisadores Prof. Dr. José Márcio Carvalho e Profa. Dra. Silvia Araújo dos Reis. Dentre os valores a serem financiados pela FAP-DF, estão previstas bolsas para um aluno de Iniciação Científica no período de doze meses.

O projeto trata de uma nova configuração logística no agronegócio, que se denomina "Condomínios de Armazéns Rurais", esse tipo de organização já está bastante consolidada em alguns estados do Sul, como Paraná e Rio Grande do Sul. Na expansão da pesquisa pretende-se analisar as perspectivas para implementação no entorno do Distrito Federal e cidades de Goiás. É importante ressaltar que pouquíssimas pesquisas tratam desse tema em nível nacional. 

Condomínio de armazéns -  Agro 5000  - Crédito: Filippi (2017)

Condomínio de armazéns Agro Paraíso - Crédito: Filippi (2017)

Veja a entrevista de Amanda Gaban para o Canal do Produtor sobre os Condomínios de Armazéns Rurais:

Parte 1 - CLIQUE AQUI

Parte 2 - CLIQUE AQUI

Resumo do Projeto: Através das vantagens que o país tem para o cultivo de grãos e principalmente para o cultivo da soja, houve um crescimento de produção que se supera a cada nova safra. Entretanto, mesmo com investimento para ampliar o espaço disponível para armazenagem, principalmente em áreas novas de plantio como no Centro­Oeste. Diante do do déficit de armazenagem existente país, relacionado ao aumento de produção de grãos, principalmente de soja, que ocorre a cada nova safra e também, no fenômeno crescente de estruturação de Condomínios de Armazéns Rurais no país, principalmente na região Sul, considera­se importante analisar se outras regiões, reconhecidamente grandes produtoras atuam no mesmo sentido. Portanto, é importante estudar como este tipo de associação, denominada Condomínios de Armazéns Rurais se caracteriza e quais são as perspectivas para a estruturação destes no Distrito Federal e entorno e Estado de Goiás para a cultura de soja e outras culturas. Assim, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar as perspectivas para a estruturação de Condomínios de Armazéns Rurais no Distrito Federal e entorno e no estado de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário