Software MyMCDA-C Decision

O Prof. Rafael Rabelo (Gometa/UnB) e o seu orientando de PIBITI Gabriel Tomaz disponibilizaram a versão alfa do software MyMCDA-C Decision, que implementa a técnica de decisão multicritério – MCDA-C.

Técnicas de decisão multicritério tem como objetivo “utilizar uma faixa de critérios para avaliar de forma objetiva e transparente o valor global de um conjunto de opções” quando se considera um processo organizacional ou qualquer processo decisório (ISO, 2012).

As técnicas de decisão multicritério podem ser utilizadas para: 
comparar múltiplas opções para uma primeira análise para determinar opções preferenciais e potenciais e as inapropriadas; 
comparar opções onde existam critérios múltiplos e, algumas vezes, conflitantes; 
alcançar um consenso sobre uma decisão onde diferentes partes interessadas têm objetivos ou valores conflitantes (ISO, 2012). 

Essa ferramenta pode ser utilizada em diversos momentos da gestão organizacional, inclusive na identificação, análise de consequência e probabilidade dos riscos, nível de riscos e avaliação de riscos, como bem descrito na norma ISO 31.010.

Existem outros softwares que implementam essa mesma técnicas mas todas exigem algum tipo de licenciamento. Dessa forma, o software tem o propósito de ser gratuito, e está sendo desenvolvido com o uso de tecnologias software livre como PHP, MySQL e Laravel. Esse projeto é financiado parcialmente com recursos da FAP-DF.

A interface é para ser multi-lingual, com preferência para a língua inglesa.

Para acessar a versão alfa, basta entrar no endereço mymcdac.herokuapp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário