domingo, 11 de dezembro de 2016

Projeto coordenado por pesquisadora do GO META é contemplado no Edital Universal - Gestão da logística reversa com o uso de modelos multicritério de apoio à decisão

Projeto coordenado por pesquisadora do GO META foi contemplado no Edital Universal 2015. O projeto intitulado: GESTÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO BRASIL COM BASE NA LEI 12.305/2010 E NO APOIO MULTICRITERIO A DECISÃO, coordenado pela profa. Dra. Patricia Guarnieri, conta com a participação de  pesquisadores da Universidade de Brasília - UnB; Universidade Federal de Pernambuco -  UFPE, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 

Resumo do projeto: Iniciativas relacionadas com a gestão de resíduos eletroeletrônico vêm adquirindo maior importância em todo o mundo. No Brasil, a Política de Resíduos Sólidos Nacional (PNRS) foi sancionada em 2010 e estabelece obrigatoriedade e as principais diretrizes para a gestão de resíduos e logística reversa. No entanto, a implementação de redes de logística reversa para os resíduos dos produtos eletrônicos e seus componentes ainda é considerada um grande desafio.Para o desenvolvimento de uma análise estratégica com base nos diferentes pontos de vista dos tomadores de decisão no que tange ao estabelecimento de redes reversas dos resíduos eletroeletrônicos no Brasil são necessárias técnicas, modelos e ferramentas que forneçam suporte aos gestores. Dessa forma, o objetivo desse projeto de pesquisa é analisar a gestão de resíduos eletroeletrônicos no Brasil por meio do uso de técnicas e modelos que contribuam para a tomada de decisões nessa área. Torna-se fundamental identificar possíveis soluções e ações a serem implementadas na estruturação das redes reversas do lixo eletrônico por meio de modelos e métodos provenientes das abordagens de estruturação de problemas e de apoio à decisão multicritério. Esse estudo auxiliará os gestores dando suporte ao processo decisório, bem como agregará conhecimento à academia relacionado ao estabelecimento de redes de logística reversa com viabilidade econômica, social e ambiental, visando o cumprimento da PNRS (Guarnieri et al., 2016).

Resultado do edital universal: CLIQUE AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário