Sobre

O Grupo de Pesquisa de Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão – GO META,  trata do estudo de temas emergentes relacionados aos temas  de gestão de operações, sistema logístico e gestão da cadeia de suprimentos, bem como dos métodos de apoio à decisão pertinentes, tendo como foco  estudos teóricos e empíricos no contexto dos setores industrial, comercial e de serviços.  O grupo visa integrar as pesquisas de docentes, discentes e técnicos administrativos no âmbito dos departamentos dos cursos de graduação em Administração e pós-graduação em Agronegócios e áreas afins.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7250812889463553

Objetivo do grupo:

Conduzir as pesquisas por projetos, cujos resultados sejam artigos científicos a serem submetidos aos principais eventos e periódicos das áreas de Administração e Agronegócios no país e no exterior, de forma a contribuir com a produção acadêmica das áreas abrangidas, capacitar recursos humanos para atividades de pesquisa e docência além de promover a integração das pesquisas de docentes e discentes.

Linhas de Pesquisa:

Governança, Gestão e Logística em Cadeias de Produção e Consumo Esta linha de pesquisa se concentra no estudo de estratégias de operações nos setores privado e público. Desta forma, os projetos de pesquisa envolvem a estruturação e desenvolvimento de estudos voltados análise e aperfeiçoamento de operações e serviços. A ênfase será na identificação de capacidades capazes de trazer mais inovação e competitividade para as organizações.  Além disso, abrange o estudo da logística empresarial, seus respectivos sub-sistemas: suprimentos, apoio à produção, distribuição e logística reversa nos níveis estratégico, tático e operacional, bem como o estudo da gestão das cadeias de suprimentos (Supply chain management), enfatizando a influência das práticas adotadas nessas áreas para o desempenho e competividade das empresas.

Aplicação de Métodos de Decisão para Avaliação de Eficácia, Eficiência e ProdutividadeEsta linha de pesquisa aborda estudos sobre medidas de eficácia, eficiência, produtividade, ecoeficiência e sustentabilidade usando métodos de fronteiras paramétricos e não paramétricos (Fronteiras estocásticas e DEA) com análises estáticas e dinâmicas. Visa dar subsídios para a tomada de decisão definidos estratégias de melhorias com bases nas melhores práticas.  Além disso, concentra os estudos relacionados à análise de decisões, que abrange a Pesquisa Operacional Hard (PO-hard) e também a Pesquisa Operacional Soft (PO-soft). A PO-hard utiliza a programação matemática e todas as suas variações e é mais relacionada a problemas bem estruturados (well-structured), enquanto que a PO-soft é destinada a tratar dos problemas mal estruturados (ill-structured) e abrange os métodos de estruturação de problemas, bem como abordagens que consideram a imprecisão dos julgamentos do decisor como a decisão multicritério. O estudo dos métodos de apoio à decisão no âmbito da gestão de operações e logística contribui para um melhor desempenho e obtenção de competividade para as empresas.

Gestão de Operações em Sistemas de Transporte -  Esta linha de pesquisa aborda os estudos sobre  os sistemas logísticos e de transportes, de cargas e passageiros , impactos de uma estação intermodal de metrô em Brasília, modelos de roteirização, transporte compartilhado, sistemas de informação em transportes e métodos de apoio à decisão para problemas de transporte, como os métodos utilizados na Pesquisa Operacional Soft (multicritério) e Hard (Programação matemática). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário