PIBIC

A Iniciação Científica é o primeiro passo na carreira de um cientista, de um professor ou de um pesquisador. Na Universidade de Brasília a participação dos alunos na Iniciação Científica ocorre por meio do ProIC – Programa de Iniciação Científica da UnB, o qual é vinculado ao Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP) voltado para o fomento à pesquisa e qualificação de excelência dos alunos de graduação.

ORIENTAÇÕES PIBIC - Os professores pesquisadores do GOMETA orientam alunos PIBIC  que participem do grupo de pesquisa (o contato para reserva de vaga deve ser feita com, no mínimo, um semestre de antecedência, ou seja, normalmente os alunos são direcionados a cursar no segundo semestre a disciplina de EPA (vários professores do grupo a oferta com focos diferentes), para que no primeiro semestre do próximo ano seja submetida a proposta do PIBIC. Os editais de PIBIC, normalmente, são publicados em março de cada ano. Assim, os professores orientadores enviam planos de trabalho de alunos para trabalhar nos seus projetos de pesquisa. Assim, orientamos alunos que estejam dispostos a pesquisar os temas relacionados aos nossos projetos. Para saber mais CLIQUE AQUI

VIGÊNCIA - A vigência do PIBIC inicia em agosto e termina em julho do próximo ano. É obrigação do aluno entregar relatórios parciais e finais. O relatório final é em formato de um artigo científico para periódico. O mesmo trabalho do PIBIC pode ser desenvolvido no âmbito de PPA e ETC, como monografia. Apenas o formato é diferente (mais amplo). Além de apresentar os relatórios, os alunos de PIBIC são obrigados a apresentar os resultados da pesquisa no Congresso de Iniciação Científica da UnB, em forma de pôster,  realizado durante a Semana Universitária (outubro/novembro). 

BOLSAS - O projeto PIBIC pode ser remunerado (bolsa de aproximadamente R$400) ou voluntário. Para que se candidate ao remunerado, o aluno deve se dedicar exclusivamente à universidade, ou seja, não pode estar trabalhando ou estagiando. A bolsa pode ser proveniente de recursos da UnB/CNPQ ou ainda do projeto do professor, se este tiver fomento de algum órgão de apoio à pesquisa. 

INFORMAÇÕES - Para saber como participar do ProIC, bem como obter mais informações acerca dos objetivos do programa, compromissos do aluno e orientador, bolsas e quando se candidatar CLIQUE AQUINa UnB temos uma diretoria responsável por formular e gerir (executar, coordenar e avaliar) a política e o programa de iniciação científica. Para fazer parte de um programa de iniciação científica o estudante deve se submeter a um edital publicado por esta diretoria, bem como ter um professor da UnB como orientador. 



EDITAIS - Para acompanhar os editais e obter mais informações CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário