quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Chamada para Artigos Dossiê na REGIS: EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE: OPORTUNIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE

Não seria um exagero afirmar que a produtividade e a eficiência são uns dos conceitos mais importantes para um desenvolvimento socioeconômico realmente sustentável. A contínua melhora da produtividade e eficiência explica o aumento da produção com menos insumos e sustenta o crescimento da renda, bem como libera recursos humanos, materiais e financeiros para a oferta de novos produtos e o crescimento da qualidade e cobertura dos serviços públicos.
No entanto, existem sérios problemas de ineficiência e baixa produtividade que comprometem a sustentabilidade do progresso social, especialmente no setor estatal. Isto se deve, em parte, ao caráter monopolista dos serviços públicos, que libera as organizações das pressões da concorrência e da seleção darwiniana, caraterística do mercado. Portanto, a maior alocação de recursos não garante melhores resultados se antes não se solucionar a ineficiência, sendo que maiores recursos para organizações ineficientes podem traduzir-se em maiores desperdícios.
Outro importante problema da produtividade e da eficiência decorre dos impactos socioambientais da intensificação e expansão da produção. É notório que a partir da Revolução Industrial o desflorestamento, a perda da biodiversidade, a poluição do ar e dos recursos hídricos, a desertificação e erosão do solo e, consequentemente, o crescimento da emissão de gases do efeito estufa e do risco da mudança climática global, foram largamente induzidos, comprometendo a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Assim, urge a necessidade de novas estratégias que indiquem como maximizar o desempenho econômico e minimizar, ao mesmo tempo, os impactos socioambientais e o uso de recursos naturais não renováveis.
Nesse cenário pragado de desafios, a Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade – ReGIS –, publicada pelo Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade – CPGIS –, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas – FACE da Universidade de Brasília – UnB, vem convidar pesquisadores relacionados ao tema a submeterem artigos em Português, Inglês ou Espanhol para o Dossiê intitulado: EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE: OPORTUNIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE, coordenado pelo Professor Doutor Carlos Rosano Peña. 

Eixos Temáticos

Serão aceitos para avaliação artigos científicos, ensaios, resenhas de livros e resultados de pesquisa que abordem preferencialmente algum dos seguintes temas (Nota: a proposta de trabalhos sobre temas adicionais, vinculados ao dossiê, podem ser considerados pelo comitê editorial).

1. Produtividade e a eficiência da gestão pública.
2. Novos Conceitos e Indicadores: Eco eficiência, Eficiência sócio ambiental, Custos de oportunidade da preservação e degradação ambiental.  
3. Técnicas e modelos para a mensuração da eficiência e produtividade: DEA  (Data Envelopment Analysis) e fronteiras estocásticas.
4. Estratégias multiobjetivos para a minimização dos impactos socioambientais e a maximização da produção.



Prazo para a Submissão de Artigos
O prazo final para submissão de artigos completos é 30 de setembro de 2016. Os trabalhos selecionados serão publicados no número de ReGIS de dezembro deste ano (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário