sexta-feira, 27 de abril de 2018

Pesquisadores do GOMETA publicam artigo sobre mudanças organizações no sistema agroindustrial da soja pós inovação tecnológica dos transgênicos

Os pesquisadores do GOMETA Prof. Dr. Fabricio Oliveira Leitão e Prof. Ms. Warley Henrique Silva publicaram um artigo sobre mudanças organizações no sistema agroindustrial da soja pós inovação tecnológica dos transgênicos na Revista Brasileira de Gestão e Inovação.

                                   


O artigo intitulado: MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL (SAG) DA SOJA PÓS INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DOS TRANSGÊNICOS, de autoria de Fabrício Oliveira Leitão, Warley Henrique da Silva, Sérgio Ronaldo Granemann, Juliana Galvarros Buêno Lobo Ribeiro apresenta como acontecem as mudanças organizacionais ocorridas no SAG da soja, além de evidenciar os impactos aos segmentos e agentes envolvidos em decorrência do advento e da difusão da soja transgênica após sua introdução no Brasil em 2005. 

Para análise e discussão dos resultados foram utilizadas as contribuições teóricas da Nova Economia Institucional e da Teoria da Organização Industrial. Quanto à sua natureza a pesquisa foi classificada como uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos foi classificada como exploratória, descritiva e explicativa. Quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e de campo (junto a 35 agentes).

A partir dos resultados foi possível concluir que houve aumento da especificidade dos ativos que se fazem uso no SAG da soja, derivados principalmente pela inovação biotecnológica, induzindo as empresas a ampliarem seus limites além da simples visão tradicional de mercado, corroborando com a teoria de Ronald Coase. Outro resultado importante foi que a decisão de produção de um tipo de soja em detrimento de outro (convencional x transgênica) estaria nas mãos dos armazenadores/processadores, e não mais do produtor rural, tendo o prêmio recebido pela segregação da soja e entrega de um produto livre de transgênicos como fundamental na tomada de decisão.

Parabenizamos os autores pela publicação do artigo!

O artigo pode ser acessado no link: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário