quinta-feira, 26 de abril de 2018

Pesquisadores do GOMETA publicam artigo sobre Custos logísticos associados ao comércio institucional de alimentos na agricultura familiar

Os pesquisadores do GOMETA Prof. Dr. Fabricio de Oliveira Leitão e Warley Henrique Silva publicam artigo sobre  os custos logísticos associados ao comércio institucional de alimentos na agricultura familiar, na revista Custos & Agronegócio, publicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.



O artigo intitulado: "Custos logísticos associados ao comércio institucional de alimentos na agricultura familiar: o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)", de autoria de Warley Henrique Silva, Fabricio de Oliveira Leitão e Marcelo Antônio da Silva, parte  do pressuposto que a identificação e a mensuração dos custos logísticos inerentes à comercialização de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE) podem resultar em aperfeiçoamento técnico do processo logístico e da operacionalização desta política pública. 

Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o canal de comercialização de produtos da agricultura familiar para o PNAE a fim de identificar quais custos logísticos estão relacionados ao processo, além de mensurar o grau de influência destes na composição dos preços de referência dos produtos. O trabalho foi desenvolvido junto aos agricultores familiares que realizam a comercialização de produtos através do PNAE no município de Unaí, Minas Gerais. 

O cálculo do custo logístico foi desenvolvido com base numa adaptação da metodologia para caracterização e estimativa de custos logísticos proposta pelo Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como principais resultados, constatou-se que a estrutura dos custos logísticos do processo de comercialização de produtos da agricultura familiar via PNAE compreende quatro modalidades de custos. Verificou-se também que os custos sofrem alterações significantes à medida que se modifica o produto ou o grau de processamento adotado.

O artigo completo está disponível gratuitamente no link: CLIQUE AQUI

Parabenizamos os autores pela publicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário