sábado, 18 de julho de 2020

Artigos recém publicados por integrantes do Gometa! Confiram!

Os integrantes do GEALOGS tiveram artigos recém publicados em pericódicos nacionais. 
Quer saber um pouco mais sobre o que pesquisamos? Dá uma olhadinha!


Nesse artigo os autores Jorge Alfredo Cerqueira Streit (doutorando do PPGA/UnB), Patrícia Guarnieri (professora do ADM, PPGA e Propaga/UnB), Luciano Batista (professor da Aston University, Reino Unido) discutem como o conceito de Economia Circular (EC) tem renovado o entusiasmo de acadêmicos e praticantes de gestão, nos últimos anos. Sobretudo porque tem se mostrado uma alternativa para uma real operacionalização, já com casos existentes na administração pública e privada fechando seus ciclos produtivos e preservando recursos naturais. 
Desta forma, o objetivo deste trabalho foi levantar o estado da arte da Economia Circular de embalagens através de uma Revisão Sistemática de Literatura (SLR). A utilização da SLR é útil para fornecer evidências científicas sobre determinado assunto e para estruturar a busca foi utilizado o protocolo descrito por Cronin, Ryan & Coughlan (2008), já testado por outros autores. Optou-se pela base científica Web of Science e após a utilização de critérios de inclusão e exclusão, 41 artigos (escritos em inglês) foram lidos e analisados com profundidade. 
Além da análise bibliométrica, os resultados evidenciam o interesse crescente dos journals internacionais sobre o assunto bem como são expostas as instituições e os periódicos que mais propagam conhecimento em Economia Circular de embalagens. Áreas temáticas e o conteúdo dos artigos foram discutidos e descobriu-se que a etapa de gerenciamento de resíduos é a mais amplamente pesquisada. Ao término, uma lista de perguntas é apresentada com base no que a literatura internacional encontrou de atuais lacunas de pesquisa. Desta forma, coopera-se para a disseminação do novo termo no Brasil, no desejo maior de perceber que o conhecimento pode levar às práticas de gestão que caminhem rumo ao desenvolvimento sustentável.


Nesse artigo, que é o resultado de uma iniciação científica vinculada ao projeto sobre condomínios de armazéns rurais financiado pela FAP-DF, as autoras Letícia Mendonça Costa (egressa do ADM/UnB), Amanda Cristina Gaban Filippi (doutoranda na UFG), Patricia Guarnieri (professora do ADM, PPGA e Propaga/UnB) analisam a utilização de sistemas de gerenciamento de armazéns no Agronegócio do Distrito Federal, e sua relação com os Condomínios de Armazéns Rurais. 
Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, através de estudo de caso e entrevista semiestruturada, analisados por meio da análise de conteúdo.
Os resultados evidenciam que o WMS é importante para o gerenciamento e controle do armazenamento agrícola, automatização dos processos, redução de erros, melhoria na resolução de problemas fiscais e inventário, e controle de quebras e descontos percentuais. Constatou-se a necessidade de capacitação de colaboradores para operar o sistema, e alto custo de implementação e treinamento de pessoal para o WMS. Quanto aos Condomínios de Armazéns Rurais, o WMS pode auxiliar no processo de gerenciamento e controle da armazenagem agrícola, como os Condomínios podem se beneficiar das vantagens expostas, e diluir os custos com a implementação do WMS entre todos os condôminos.



Nesse artigo os autores Fabrício Oliveira Leitão (professor do ADM e Propaga/UnB) e Omar Ouro Salim (doutorando do PPGA/UnB) discutem como órgãos internacionais têm alertado para problemas de escassez de alimentos, que pode ser agravado pelas interrupções relacionadas ao COVID-19 no comércio internacional das cadeias de suprimentos agroalimentares (CSAs). Nesse sentido, os autores apresentam que a logística reversa (LR) é importante no combate ao desperdício de alimentos, ajudando a otimizar o processo de distribuição. 
O objetivo deste trabalho foi analisar como a LR pode ajudar a mitigar o desperdício nas CSAs e quais estratégias têm sido adotadas para que isso possa ser efetivado. Este trabalho se classifica como básico, descritivo e qualitativo, cujo procedimento técnico foi a revisão sistemática da literatura. Os dados foram analisados utilizando os preceitos de Bardin (1977). 
Os resultados mostram que há melhor aproveitamento dos resíduos alimentares quando se usa sistemas de roteirização, que otimizam o processo de distribuição e promovem a redução do desperdício. Adicionalmente, foi constatado que o comportamento das pessoas e do governo são importantes para a mitigação do desperdício.


Neste artigo os autores Fabrício Oliveira Leitão (professor do ADM e Propaga/UnB), Warley Henrique da Silva (doutorando do CDS/UnB e professor da faculdade CNEC), Guilherme José Oppelt (aluno da UnB), apresentam que os problemas de infraestrutura em armazéns de soja no Brasil são fatores que atrapalham a competitividade da cadeia. Tais fatores estão diretamente relacionados às perdas dos grãos no processo de armazenagem. 
O objetivo deste trabalho foi mapear as operações relacionadas ao processo de armazenagem da soja em uma cooperativa de grãos com o intuito de identificar etapas onde há maior incidência de perdas. Este estudo, de caráter aplicado e exploratório, fez uso do estudo de caso, desenvolvido com o auxílio de entrevistas semiestruturadas com colaboradores do setor, bem como observações diretas não-participantes para o levantamento dos dados. 
Como principais resultados destaca-se que as perdas dos grãos podem derivar de diversas operações inerentes ao processo, notadamente na movimentação dos grãos, no transbordo nas moegas, no processo da secagem e da própria armazenagem. Constatou-se também que para mitigar essas perdas são necessários esforços substanciais, e dependem, sobremaneira, de investimentos em ativos específicos.

Parabenizamos a tod@s os companheir@s do Grupo GEALOGS pelas excelentes publicações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário